O ator amazonense Malvino Salvador é o novo embaixador da sociobiodiversidade. O anúncio foi feito no painel Sociobiodiversidade e Copa 2014 - Oportunidades e Desafios, na Exposustentat, pela representante do Ministério do Meio Ambiente, Hétel dos Santos.
Durante o evento, Malvino conheceu as propostas do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade (PNPSB), em conversa com coordenadores do plano, organizações dos extrativistas, setor empresarial e do Planeta Orgânico.
Para Hétel dos Santos, o potencial da sociobiodiversidade brasileira nos aspectos ambientais e culturais é o diferencial do Brasil. "O mercado da sociobiodiversidade ainda precisa ser construído, por isso, ter uma pessoa pública como promotor dessa pauta, pode em muito potencializar e dar visibilidade ao trabalho realizado por essas populações que vivem associadas aos recursos da biodiversidade", avaliou.
O ator agradeceu o convite e se colocou como embaixador para atuar, por meio de sua imagem como artista, levando mais informação sobre a relevância do trabalho das famílias e dos produtos da sociobiodiversidade. "Sinto-me privilegiado e muito à vontade para participar", disse.
Praça da Sociobiodiversidade
Ele também visitou a Praça da Sociobiodiversidade, onde conversou e experimentou produtos expostos nos espaços dos biomas Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Amazônia. Participaram como expositores na praça 35 empreendimentos, beneficiando 22 mil famílias de povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares.
Durante os três dias do evento, foram comercializados mais de R$ 1,5 milhão entre vendas diretas, negócios fechados e perspectivas de futuros negócios.
Foram expostos produtos como mel, castanhas, queijos, artesanatos com diversos tipos de fibras, polpas de frutas, palmitos, entre outros. Para o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Arnoldo de Campos, a Praça foi um espaço de identidade e de promoção dos produtos da sociobiodiversidade.
A Praça da Sociobiodiversidade foi promovida pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Meio Ambiente, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A Iniciativa também contou com o apoio do Sebrae e da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ).